builderall

A perda do emprego desencadeia uma série de sentimentos negativos, como ansiedade, medo, insegurança, entre outros.

O trabalho, além de ser um apoio financeiro, é também uma fonte de contentamento. O trabalho produz esperança, segurança e dignidade.

Por isso, é comum encontrarmos pessoas com dificuldades de reconhecer e valorizar seu potencial, após uma demissão.

Desenvolvem um grande medo da rejeição e tem sempre o hábito de se comparar com outras pessoas e com isso se sente incapaz de conquistar novamente seu espaço.

 

O que não podemos nos esquecer é que ao longo da vida, todos enfrentam algum tipo de desafio, alguns tropeçam e cometem erros, outros são injustiçados, sofrem decepções e o desemprego está no pacote, você não é o único a enfrentar um momento ruim.

 

Apesar disso, as realizações também estão presentes em nossas vidas, ao se sentir incapaz e inseguro, lembre-se de tudo o que já conquistou e orgulhe-se da sua trajetória.

 

Há um dado positivo em meio a tantas sensações negativas, o desemprego é uma oportunidade de recomeçar e fazer a diferença.

 

Para se sair bem em uma entrevista de emprego, a preparação é fundamental. Aprenda os 3 passos fundamentais para ouvir o tão sonhado, SIM:

 

1- Esteja focado nos aspectos positivos de suas características pessoais, a insegurança certamente estará presente nesse momento da sua vida, por isso, sempre valorize suas qualidades, realizações e acertos.


Exercício 1:

Em um papel, liste TODAS as atividades que desenvolveu, iniciando pela sua primeira experiência profissional ? faça essa lista classificando as atividades por empresa. Feito isso, analise quais dessas atividades são mais relevantes para o Mercado.

 

Você contribuiu de forma positiva em alguma situação? Por exemplo: Sugeriu uma nova forma de realizar uma tarefa/ Deu treinamento para um colega de trabalho / Foi promovido e/ou implantar novos projetos, sistemas e melhorias? Anote tudo!

 

Com essas informações, crie uma redação de no máximo 20 linhas, resumindo sua vida profissional, esse discurso irá te ajudar a responder as perguntas mais frequentes dos selecionadores.

 

2 - Conhecer o seu potencial te dará segurança e força para dar um novo rumo para a sua carreira. Descubra seus pontos fortes, seus pontos fracos e talentos. Avalie se é melhor aprimorar suas fraquezas ou potencializar as suas qualidades, e crie uma estratégia para isso.

Encontre pelo menos 5 pessoas que te conhece bem e peça para te falar quais são seus 3 pontos fortes e 3 pontos fracos.


Busque pessoas de áreas diferentes da sua vida, isso pode ajudar a ter uma visão mais ampla sobre si mesmo. Peça ajuda a um familiar, parente, amigo, colega de trabalho, um chefe, por exemplo.


Deixa essas pessoas livres para passar a visão que eles têm sobre você, não questione, esse teste te ajuda a entender como o mundo te enxerga e os pontos que devem melhorar. 


Em uma entrevista de emprego, cite os pontos fortes que descobriu nessa pesquisa, e se perguntarem quais são seus pontos fracos/defeitos, cite aquele que não vai te comprometer, afinal, tudo que falar por ser usado contra você.

 

3- Sugiro que faça uma reflexão antes de ir para uma entrevista de emprego, responda na frente do espelho: Porque quero trabalhar nessa empresa?


Seja honesto consigo mesmo, não procure respostas prontas. Quando você ouve seu coração, o seu jeito de falar, o brilho do seu olhar e toda sua energia te transformam, e são capazes de atrair e convencer até os mais descrentes.